Proclamação da República

Priss Guerrero/ novembro 15, 2014/ NADA

Rock ON!!!

Hoje é 15 de novembro, dia da Proclamação da República! E por isso o post é especial!

Mas o que diabos significa isso? De acordo com o site Brasil Escola, cito:

(…)”O golpe militar promovido em 15 de novembro de 1889 foi reafirmado com a proclamação civil de integrantes do Partido Republicano, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Ao contrário do que aparentou, a proclamação foi consequência de um governo que não mais possuía base de sustentação política e não contou com intensa participação popular. Conforme salientado pelo ministro Aristides Lobo, a proclamação ocorreu às vistas de um povo que assistiu tudo de forma bestializada.”

Bacana, né? Governo monárquico estava enfraquecido pelas várias revoltas que vinham ocorrendo no Brasil, o povo não tava nem aí e os militares, pumba! Deram o golpe, chamaram de República e cá estamos! Ok, ok, simplifiquei demais. Vamos ver mais um trechinho enxugada, agora do site Historia do Brasil:

(…)”

Causas

– Crise e desgaste da Monarquia – o sistema monárquico não correspondia mais aos anseios da população e às necessidades sociais que estava em processo. (…)

– Forte interferência de D. Pedro II nas questões religiosas, que provocou atritos com a Igreja Católica.

– Censura imposta pelo regime monárquico aos militares. O descontentamento dos militares brasileiros também ocorria em função dos rumores de corrupção existentes na corte.

– Classe média e profissionais liberais desejavam mais liberdade política(…)

– Falta de apoio da elite agrária ao regime monárquico, pois seus integrantes queriam mais poder político.

– Fortalecimento do movimento republicano, principalmente nas grandes cidades do Sudeste. ”

Sacaram a situação? Ninguém estava contente com o governo monárquico, estavam de saco cheio de toda a censura, corrupção, enfim, a vida alí estava um saco. Isso parece com alguma coisa atual que está acontecendo? Pensem um pouco.

Epaaaa! Calma lá! Não tô falando que vai ter outro golpe militar! Isso é coisa da sua cabeça! O que quero dizer é que a República veio para suprir anseios de uma sociedade, como sempre um regime faz: tenta suprir o que o anterior não dá conta! Ahá!!!!

Ok, mas e o que tudo isso tem a ver com o Rock Me ON? Virou blog/site/espaço de história? Não, cabrito! Não viramos! Mas acho história um assunto muito legal para ser deixado de lado, ainda mais hoje! Então, eu pacientemente coletei algumas imagens que tentam ilustrar a Proclamação da República.

Algumas são bizarras, outras são notícias da época, mas todas são interessantes.

Espero que gostem, que curtam, compartilhem e que… pera, mas pera aeee!!! Quem proclamou a República???

A resposta está aqui, neste trecho do site Sua Pesquisa:

(…)”No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.”

Aeee, agora temos uma cara para a Proclamação da República, o Marechal Deodoro da Fonseca, que em SP é até nome de estação de Metrô! Gente, o Marechal Deodoro! Ele, sim, o cara certo para missão!

E o mais curioso da Proclamação da República, é que ela era irregular, por assim dizer, afinal de contas, tratava-se de um golpe militar, né?

Confira o trecho do site do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE:

(…)”Em 21 de abril de 1993, foi realizado plebiscito que demandava escolher monarquia ou república e parlamentarismo ou presidencialismo. Essa consulta consolidou a forma e o sistema de governo atuais.”

E o site Diário de Pernambuco nos conta por que tivemos o Plebiscito:

(…)”O idealizador da emenda, o ex-deputado federal Antônio Henrique Bitencourt Cunha Bueno (PP), diz o que plebiscito era uma dívida histórica do estado brasileiro. O progressista, que teve sete mandatos consecutivos na Câmara Federal, relembra o Golpe da República em 15 de novembro de 1889. “O então presidente Deodoro da Fonseca prometeu que haveria uma consulta popular para saber se a população aprovava a mudança de regime. Até aquele momento, não foi realizada qualquer consulta sobre este tema”, conta.”

Viram que coisa louca é nosso país? Nosso querido Brasil?

Resumindo tudo até agora:

– Monarquia deixou a galera infeliz;

– gente infeliz também compõe exército;

-exército aplica o Golpe: Hadoukeeeen! Não, pera, Golpe Militar mesmo;

– Marechal Deodoro é a cara do golpe, assume como presidente;

– Governo vai, governo vem, ditatura vem, ditadura vai e pimbaaaaa!

– Governo aberto volta, democracia, lá lá lá yupiii!

– Plebiscito: Parlamentarismo? Presidencialismo? Vote no reeeeeei… <refrão ficou na cabeça!> E e  e… tcharam!!!

– Presidencialismo, República praticamente oficializada!

– E hoje tem gente usando isso como… opa, deixa para lá, é outro assunto!

 

Vamos às imagens! Imagens!!! Curtam o post!

marechalDeodoro Pintura retratando o Marechal Deodoro. Olhem quantas medalhas! Ele está até torto pro lado, vejam!

 

noticia Notícia do telegrama que a corte mandou para os jornais. Achei bacana.

jornal1O nome do Jornal é Dom Casmurro. Cai no vestibular. Vejam que a galera estava feliz!!! Usaram 3 exclamações!!!

chargeCharge sobre a queda da monarquia. Brasileiro é zoeiro desde sempre!

noticia2No jornal A Capital, já saiu a escalação da seleção Brasileira, ops! Do Governo provisório.

noticiaJornalE olha só o Correio do Povo! Cara, olha a alegria da galera! “Viva o exército! Viva a armada!” Se um jornal de hoje publicar algo assim, vão chama-lo de coxinha, reacionário, inimigo do povo. Maluquice esse nosso país, não?

noticia3 A Província de São Paulo foi ‘clean‘.

propagandaE o povo do Marketing não podia perder essa, né? E até parece que tivemos outras repúblicas, ou seria um trocadilho com república estudantil, será que tinha naquela época? Não sei.

E agora vem a parte curiosa: como retratar a Proclamação da República:

cascaoMarechal Marechal Deodoro não devia ser adepto ao banho e o cavalo dele era na verdade, uma égua.

cebolinhaMarechalCebolinha é outra representação do Marechal, tá feliz pelo feriado? Não sei, só sei que ele está montado num ponêi.

escolinhaDesenho clássico em qualquer escolinha.

marechalCaricatura Eu gostei dessa caricatura do Marechal.

marechalBizarroDesse desenho só tenho sentimentos ruins: a mão tá esquisita, a testa enorme, parece uma criança de barba, que medalhas são essas? Por que ele tem um papel na outra mão torta dele? Cadê a porra da pesquisa de referências? O gato comeu! Miau!

marechalDesenho Já esse desenho tem botões demais na roupa, mas é melhor que o anterior. Sim, faltou referência de imagem também. Essa escova no ombro do Marechal não tá legal!

hein Esse é um desenho simplificado de alguém que só sabe desenhar crianças e cavalos. A roupa do Marechal parece uniforme de chefe de cozinha.

marechalHummEsse aqui recebeu um olhar terno, de vovozinho e novamente, as medalhas me irritam, mas estão melhor distribuídas. E o artista percebeu que o Marechal não tinha escovas de roupa nos ombros. Ufa!

MarechalInfantilEsse é o mais simpático: simples, sem exageros, passa a mensagem. Alguém fez o dever de casa. Ainda bem!

wtfE para finalizar, não podia faltar o desenho “Que porra é essa?” Cadê o Marechal? Coroa de Rei, manto de rei? Porra, se mata, artista! Você nem foi pesquisar nada! Que droga! Apesar do bonequinho ter cara de dono de boteco, não combina nada com a Proclamação da República, que deveria ser o foco da arte. Tá com problemas existenciais? Procura um psicólogo, caramba!

E é isso aí, pessoal, espero que tenham gostado!

Aproveitem a República, essa coisa pública, que permite que haja democracia, regime no qual você pode falar qualquer besteira, dentro dos limites da lei, sem se preocupar. Ahahahaha ok, exagerei, desculpem!

Rock OFF!!!

 

 

 

 

 

Share this Post