A Tragédia de Santa Maria

Priss Guerrero/ janeiro 27, 2013/ NADA

Rock ON!

Fiquei sabendo da tragédia na boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Mais de 200 pessoas morreram, a maioria foi pisoteada ou asfixiada.

Pelo que li, o fogo começou com uma faísca que entrou em contato com o forro do teto, em algumas mídias escreveram que era de isopor, em outras de espuma. Os seguranças barraram a saída das pessoas, porque queriam que elas pagassem o consumo antes de sair. Sim, isso mesmo. No meio do caos, vem este relato de absurda ganância.

Outras pessoas correram para os banheiros, achando que seria a porta de saída e morreram lá  mesmo. Pensem: uma casa de shows, bebida, você vai para se divertir, o local não deveria ser muito bem sinalizado e com álcool no sangue, todas as portas viram saídas de emergência, que aliás, pelos relatos, não havia de fato.

Muitos carros na frente do local também contribuíram para que as pessoas não conseguissem sair. A casa estava sem alvará dos bombeiros desde agosto de 2012! Cadê a fiscalização? Quantas outras casas assim também não deve ter por aí, nessas condições ou até piores?

O material usado no teto não era a prova de chamas. Existe material assim, só que é caro e porquê usá-lo se pode ser substituído por isopor? Onde trabalho tem algumas placas de isopor, substituindo as corretas. Quando falo delas, as pessoas riem e dizem algo do tipo ” isso nunca vai acontecer aqui, relaxa.” Como posso relaxar, sabendo que essas malditas placas de isopor estão perto das lâmpadas e que pode ter uma faísca e aquilo pegar fogo bem em cima da minha cabeça?

Talvez lá em Santa Maria, alguém tenha visto essa cobertura irregular e tido a mesma resposta: “isto nunca vai acontecer.” Bom, aconteceu.

Até quando nosso país vai se mobilizar através de tragédias anunciadas? Até quando as pessoas responsáveis pela fiscalização desses locais serão negligentes ou se venderão por propinas desses negociantes imorais? Será que andar dentro da lei e das regras é tão mais caro que aplicar subornos. [Não afirmo que houve suborno neste caso, mas todos sabemos que existem muitos empresários e fiscais que agem dessa maneira].

Lamento pelas pessoas que morreram e mais ainda pelas famílias. Normalmente saímos de casa para nos divertir, curtir uma música, passear com os amigos, conhecer pessoas novas. Não para morrer desse jeito.

Quando minha mãe me contou sobre essa tragédia, que viu a notícia quando ligou seu notebook, eu perguntei: Santa Maria fica onde? Pensei que fosse em algum lugar fora do Brasil. Fiquei chocada ao saber que era aqui. Lamentável.

Espero que nosso país tome vergonha na cara e que esse tipo de coisa nunca mais aconteça. Mas sabemos que vai acontecer… infelizmente.

Mais uma vez, que as famílias recebam apoio e conforto nessa hora tão ingrata e difícil. Independente de qual religião, deus ou não-deus, que tenham algum tipo de conforto e que justiça seja feita.

Rock OFF.

Share this Post