Aumente sua Produtividade 10 Vezes Com Essas Dicas de Ouro!

Priss Guerrero/ dezembro 2, 2017/ Conversa Fiada, Tecnologia

Rock ON!!

Tenho 3 cursos técnicos, vários extra-curriculares, 1 faculdade de tecnologia. Deveria ganhar, pelo menos, 3 vezes mais do que eu ganho. E não deveria ter ido carregar caixas hoje, fazendo trabalho braçal na empresa. Não é vergonha ajudar a empresa numa tarefa tão distinta da minha formação. E tbm não estou reclamando.
Quero compartilhar a experiência de fazer algo diferente, porque isso me deu uma visão ampliada da operação e das coisas que precisam ser melhoradas nesse setor.

O que acho ruim mesmo, e isso é uma reclamação, é que eu não tenho poder algum para mudar a situação de trabalho das pessoas daquele setor.  Conversando com alguns colegas, descobri que aquele modo de trabalho é daquele jeito faz tempo e que é ‘impossível’ fazer mudanças.
No caso, a mudança seria organizar a área de trabalho, de modo a tornar a tarefa mais eficiente e o funcionário mais produtivo.

A alegação das pessoas é que é difícil mudar a cabeça do ‘peão’. BOM, eu discordo. Não é a cabeça do peão que tem que mudar apenas, é o conjunto todo.

Semana passada eu trabalhei no mesmo local, só que sob condições horrendas: não tinha material de trabalho, não tinha orientação adequada para quem nunca fez aquele tipo de tarefa, não havia sinalização, montes de improvisações e gambiarras. Um ‘carrasco’ dando ordens e correndo perdido, porque aquele não era o turno dele. Coloquei ‘carrasco’ entre aspas, porque aquela pessoa estava tão frustrada de estar alí quanto eu e aquele era o jeito dela reagir à situação. O ambiente estava péssimo.

Passei aquele dia de trabalho correndo de um lado para o outro, me batendo em caixas, machucando as mãos e todas as articulações possíveis. Descobri músculos e juntas que sequer sabia que estavam no meu corpo.

No decorrer da semana, conversei com colegas que já trabalharam nessa área da empresa e coletei várias informações que me foram úteis hoje.

Montei minha área de trabalho de acordo com essas informações. Quando cheguei, havia um coordenador que já foi meu colega de trabalho e isso facilitou para tirar dúvidas. Segui na orientação dele mesmo depois do mesmo ter ido embora, pois trabalhara à noite e já estava além do seu horário. As demais pessoas que foram chegando para aquele setor, vinham buscar em mim como trabalhar lá. E eu fui passando.

Hoje tínhamos falta de material, mas não muita e a área foi deixada organizada por aquele coordenador, mantida por nós, funcionários de apoio e depois, chegou outra pessoa da coordenação, que imediatamente foi buscar mais material, checar se tudo estava bem e manteve a organização do local. Nós fomos nos virando, agora com apoio.

 

Eu me concentrei num pedaço do setor, organizando do jeito que me ensinaram durante a semana e o meu cansaço foi menor, minha produtividade foi alta, muito alta mesmo e minha mente também se cansou menos, pois a frustração foi menor. Eu fiz o intervalo no horário que eu quis, escolhi às 9h porque entrei às 7h e isso me pareceu um bom horário, além de ser o mesmo de um outro setor que já trabalhei. Depois continuei trabalhando, repondo os materiais conforme a necessidade e foi muito bom.

Algumas pessoas, que apareceram de outro setor, tentaram bagunçar o local onde estávamos, eu dei aquela ‘bronquinha’ de leve, a pessoa viu que estava fazendo errado, pediu desculpas e foi embora. Então, amigos, com um mínimo de organização, dá para mudar a cabeça das pessoas sim, melhorar o ambiente de trabalho, reduzir os custos operacionais e aumentar a produtividade. É preciso corrigir alguns comportamentos errados, é verdade, mas não é ‘impossível’, como tentaram vender essa ideia para mim. Eu sou teimosa, não quis acreditar nisso? Não, eu apenas estudei sobre isso em algum momento dos meus cursos técnicos e faculdade e apenas apliquei a teoria à prática.

Eu não sou coordenadora, não tenho posição de chefia nessa empresa, sou da área técnica, trabalho com pesquisas de prazos, analisando dados e falando com as filiais, visando melhorar processos. Foi falta de vontade de minha parte crescer na empresa? Não, porque isso não dependia só de mim. Lá é um jogo de cartas marcadas, conheço várias pessoas que não têm a mínima capacidade para estar em posição de chefia, mas que foram indicados por algum ‘amigo’. Se fosse um processo seletivo aberto, certamente eu estaria em posição de chefia por lá. Mesmo que fosse em área técnica, visto que interagir com pessoas ainda é meu ponto a ser melhorado, não nego. Mas existe treinamento para quê, não é mesmo?

Não quero usar este espaço para me queixar ou me vangloriar. Eu poderia, o site é meu, né? Eu queria mesmo era deixar esse experiência para vocês, na qual eu fui de um dia frustrante e horroroso, para outro, produtivo, gratificante.

Então, resumindo isso, que possivelmente você pagaria uma soma em dinheiro para aprender num curso retardado de coach  e eu estou mostrando aqui de graça, é:

 

  • Não trabalhar na sua formação não é vergonha nenhuma;
  • Trabalhar na operação, no chão de fábrica, te mostra como as coisas realmente funcionam;
  • Procurar pessoas experientes, perguntar como trabalhar melhor, ajuda bastante;
  • Um ambiente organizado, minimamente, aumenta a produtividade, diminui o cansaço e o desgaste do funcionário;
  • Um coordenador que ensina bem um funcionário consegue manter um local trabalhando, mesmo não estando lá. Envolver a equipe é fundamental;
  • Se uma pessoa estiver desalinhada, é preciso mostrar a ela que o local tem regras, que é preciso se organizar;
  • Não tenha medo de perguntar. São as perguntas que movem o mundo. As respostas são consequências;
  • A diferença entre o céu e o inferno é a organização.

Se virem esse texto em alguma palestra paga, já sabem que foi copiada por algum ‘coach’ que certamente não viveu esses dias que eu comentei. E você tem todo o direito de apontar o dedo na cara e dizer: “não é a Priss Guerrero!” Só espero que vc não tenha pago rios de dinheiro por essa palestra, hein?

Bom, é isso que eu tinha para falar para vocês hoje.

 

Estava pensando, eu deveria ganhar dinheiro com esse site, né?

Alguma ideia?

PS.: O título foi chamativo mesmo.

Rock OFF!!!

 

Share this Post