Metáfora do Açougueiro!

Priss Guerrero/ março 4, 2017/ Meus Contos

Rock ON!

Uma pequena metáfora para você:

Metáfora do Açougueiro!

Aí o açougueiro foi cortar a carne e não tinha faca, o dono do açougue não comprou facas novas porque não tinha dinheiro e e recolheu as antigas porque o contrato com o fabricante delas tinha acabado.

Achou um absurdo? Tem mais! O cliente está no balcão, pedindo uma picanha fatiada porque tem churrasco dos amigos hoje. O açougueiro corre para sua casa, para buscar suas próprias facas.

O cliente vê o sujeito saindo e pensa: “Que absurdo! estou aqui esperando minha carne  e esse filho da puta vai para casa! Vagabundo!” Esse cliente vai embora.

Quando o açougueiro retorna, o dono do açougue o olha feio, reclama que ele se atrasou para o trabalho e diz que tem cliente esperando. O açougueiro, agora com suas facas, que não são profissionais, são facas comuns mesmo, atende como pode a fila de clientes do açougue.

Os clientes, depois de muito esperar, alguns saem satisfeitos, porque pagaram barato na carne de terceira, vendida como de primeira pelo dono do açougue que não é nada bobo. Mas tem os clientes que pagaram com dinheiro falso ou que enquanto o açougueiro estava de costas cortando as carnes, pegou um pedaço de bacon ou qualquer outro item do mostruário e escondeu, por acaso, num bolso da jaqueta. Ao final do dia, o dono do açougue fecha o caixa. As contas não batem, porque ele não considerou que seu irmão passou passou por lá e pegou uma grana emprestada.

O açougueiro, coitado, vai para casa. No caminho, encontra aquele primeiro cliente, que desistiu da compra e está vendo o jogo com os amigos num boteco. O cliente ofende o açougueiro, chama-o de preguiçoso, de ladrão e tudo mais de ofensivo que há nessa vida. O açougueiro vai pra casa.

No dia seguinte, é o dia do pagamento. O dono do açougue paga o salário do açougueiro, bem menos do que o ideal de mercado pago em outros países. Ele diz: é a crise. Mas você sabe que não foi isso.

Achou absurdo? E por que as pessoas não compram em outro açougue? Porque o dono desse tem uns amigos parrudos que impedem a livre concorrência, pois são sócios desse açougue.

Enfim, se ficou curioso sobre o texto, me pergunta, que terei o prazer de explicar o que está por trás da metáfora do açougueiro que expus agora. Abraços.

Rock OFF!!

Share this Post