ENEM 2016: A Redação!

Priss Guerrero/ novembro 8, 2016/ Garimpo Virtual

Rock ON, Galera!

Um dos meus amigos prestou o ENEM e publicou sua redação para vermos. Com sua devida autorização, resolvi publicá-la aqui no site.

Com base no que foi pedido, acho que ele atendeu bem os requisitos da prova.

Ele pediu lá no Facebook que se houvesse algum professor, que o avaliasse. Então, estou publicando aqui também, para que algum leitor possa fazer sua análise.

O tema deste ano foi: Caminhos Para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil
WP_20151010_16_37_56_Pro

Caminhos Para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil

O Brasil nasceu em uma época em que o Catolicismo era a religião dominante em grande parte do mundo, e foi colonizado por Portugal, que começou impondo aos nativos esta nova crença. No decorrer dos anos, o processo de colonização introduziu em nosso meio o povo de origem africana que trouxe com ele as suas crenças, mas precisaram disfarça-las para poderem cultuar suas entidades, criando assim o sincretismo.

Ao longo da história, outros povos foram chegando em nossa terra trazendo na bagagem suas convicções espirituais, não sendo, todavia, atingidos na mesma intensidade pelo preconceito como no caso dos escravos.
Nos dias atuais são inúmeras as crenças que existem em nossa nação. O peso histórico das mais tradicionais ainda são evidentes nas estatísticas de praticantes, bem como na rejeição e intolerância entre elas.

A grande discussão agora se dá em encontrar meios de convívio pacífico entre os diferentes credos. A solução mais eficaz seria um conjunto de medidas educacionais desde o ensino fundamental, estimulando o convívio harmônico entre os que têm diferentes credos ou mesmo nenhum, bem como uma discussão aberta e permanente com as grandes lideranças onde o foco seja o respeito pelo seu semelhante independente da sua escolha espiritual.

Autor: Clemilton Barbosa


Espero que tenham gostado.

Rock OFF!

Share this Post