Roteirizador de Viagens!

Priss Guerrero/ março 28, 2017/ Garimpo Virtual, Tecnologia

Rock ON!

Hoje quero mostrar alguns links de roteirizador de viagem que encontrei.

 

Roteirizador, para quem não se ligou no nome da bagaça, é um site que vai traçar as rotas da sua viagem, de um  ponto a outro, informando o melhor trajeto, consumo de combustível e valor de pedágios.

 

Claro que você pode traçar rotas pelo Google Maps também, mas nele, você não tem os valores dos pedágios! Lá você tem a quilometragem, pode adicionar mais cidades, criando pontos A, B, C, D etc. É bem útil, quando você já conhece o trajeto ou pouco se importa com valores.

Veja um exemplo, uma rota de São Paulo para Ubatuba:

Note que ele dá 3 rotas possíveis: em azul, a rota que Google considera a melhor para você. Em cinza, rotas opcionais.  Ele também mostra eventuais problemas no trajeto e o tempo total de cada um dos caminhos. Ele até fala se tem pedágios, mas não mostra os valores das praças.

A segunda opção para traçar rotas é o Sem-Parar. Ele mostra os pedágios, mas só na rota que ele quer que você vá. Ele não deixa você escolher a melhor rota. Mas mostra o valor dos pedágios na rota que ele mostrou. É bom, ajuda um pouco, mas é bem engessado, né?

No caso eu cotei o valor médio do Etanol em SP em 28/03/17 e a quilometragem que meu Pálio faz por litro. Ele faz 11km/L. O Sem-Parar mostra o valor por praça de pedágio, o que é muito bom. Mas como já disse, é só esse caminho mesmo. E se você voltar lá para o Google, verá que tem pelo menos 3 jeitos de ir até Ubatuba partindo de São Paulo.

Bom, resolvi pesquisar e descobri o Mapeia, que além de mostrar os pedágios, a quilometragem, consumo de combustível, como o Sem Parar, ele também permite trocar o percurso quantas vezes você precisar, assim como o Google Maps!

Vejam as rotas que fiz para Ubatuba:

Tem propagandas? Sim, como o site iria se sustentar, né? E convenhamos, elas nem atrapalham o funcionamento da ferramenta, então não reclame disso.

Vejam que no mapa, mostram onde estão os pedágios, são as caixinhas pretas ao longo da via. Fiz 4 rotas saindo de São Paulo para Ubatuba. Dá para escolher pagar 4, 3 ou um pedágio. E pousando o mouse sobre esse ícone, você pode ver o valor da praça. É muito bom mesmo.

 

Na mesma pegada do Mapeia, tem o Qualp. Mas aparentemente ele tem um bug que não calcula o consumo de combustível. Mas tirando isso, faz o mesmo que o Mapeia e achei legal por causa do design e da leveza do site.

O Qualp ainda mostra qual a operadora da praça de pedágio, o nome da rodovia, quilometragem etc. Além disso, ele tem app na Apple Store e Google, o que é bem legal se você não tiver um Windows Phone. 😉

Bom, pessoal, espero que tenham gostado dessas 4 opções para roteirizar viagens. Os links estão nos nomes dos sistemas.

E se você conhece outro jeito, deixem os links aí nos comentários. Pela busca que fiz no  Google, existem outros roteirizadores, mas vou deixar isso para um post futuro, com as contribuições de vocês. 😉

Rock OFF!!!

 

 

Share this Post