Divulgando Ciência: Você está fazendo isso certo?

Priss Guerrero/ março 8, 2016/ Conversa Fiada

Rock ON!!!

Primeiro, desculpem o longo título, mas ele se faz necessário.
Segundo, tenho notado cada vez mais pessoas em minha rede de amigos no Twitter e Facebook, tentando divulgar ciência, mas ao invés de postar links sobre descobertas, fatos cientificamente comprovados, perdem tempo precioso dando voz a boatos, palpites, reclamando das religiões e seus seguidores.

Amigos, parem com isso. Esse não é o melhor jeito de divulgar ciência. Vocês estão parecendo o sujeito aí da imagem:

Twitter51b9428

O melhor modo de divulgar ciência é acompanhar canais científicos, promover discussões inteligentes em seus foruns, pautadas em argumentos sólidos e bem referenciados, não promover a violência e não se auto-entitular ‘o único que sabe ciência’.

Já vi gente atribuindo a Darwin qualidades de santo, deus, entidade cósmica superior. O mesmo pode ser dito do Carl Sagan. Duvido que eles quisessem esses títulos para si. É uma piada bacana? Olha, no começo, foi. Mas já era. Vocês estão santificando algo que não deve, porque é justamente aquilo que criticam em movimentos religiosos.

Praticamente vocês pregam o ateísmo do ‘sou ateu, graças a Deus’. Entendem como isso é controverso e estranho?

Nada contra os ateus ou os religiosos. Cada um na sua e nenhum me enchendo a paciência. Mas poxa, você que critica o religioso age igualzinho, não percebeu?

E quando tem um boato qualquer, sobre, por exemplo, homeopatia funcionando? O que vocês fazem? Elevam a palavra homeopatia aos top trendings, enquanto descobertas legais, cientificamente comprovadas, ficam para baixo e somem nas time lines da vida. Sejam sérios, é isso que querem mesmo?

Às vezes é preciso cavar notícias científicas, jogá-las à força na time line e o mais triste: muitas vezes são ignoradas completamente.

Gosto de seguir perfis de fotos históricas. São imagens de livros antigos, personalidades, animais, mapas, enfim, assuntos diversos. E o jeito que encontrei para replicar isso e forçá-los a prestar atenção, é escrever alguma piadinha boba em cima. Sei que vão olhar por isso. Mas confesso que muitas vezes eu gostaria de escrever algo melhor, mas sei que vão ignorar. É triste.

Já fui de me deixar levar muito pelas reclamações sobre divulgação científica, sendo que eu mesma não as estava divulgando. Hoje optei por deixar tais assuntos morrerem na minha time line. Ao contrário, procuro postar algo sobre ciência.

Peço um minuto de reflexão a vocês sobre como estão agindo, caçando bruxas e culpados, quando na verdade, o pouco de ciência que vocês mesmos não estão divulgando.

Desculpem a pobreza do texto, é apenas um recado meu para vocês.

Ajudem a ciência, dando voz para a mesma.

É isso.

Rock OFF.

Share this Post