A Ignorância

Priss Guerrero/ julho 21, 2014/ NADA

Rock ON!!!

Estou realmente assustada com a ignorância das pessoas. Vejo ignorantes em todas as partes e ao invés de procurarem evoluir, essas pessoas parecem amar continuar ignorantes. Talvez seja aquele velho ditado que diz: “A Ignorância é uma benção.” Talvez as pessoas queiram ser ignorantes para se sentirem abençoadas, eu não sei.

Só sei que com a popularização da tecnologia, ao invés das pessoas procurarem estudar, evoluir, está acontecendo justamente o oposto: as pessoas vêm regredindo cada vez mais.

Acabei de ler um artigo sobre uma doença chamada Toxoplasmose. Uma das formas de se contaminar é ingerir fezes de animais, felinos em especial. Notem: uma DAS formas. Houve um comentário de uma pessoa, que dizia que o artigo tinha ajudado a entender a doença. Ok, ajudou mesmo? Não, digo isso porque a mesma declara linhas abaixo que NUNCA terá um gato. Ora bolas, minha querida pessoa, você pode ter gatos, basta não comer as fezes dele! Ou seja: ela não leu o artigo, se leu não capitou a mensagem, não interpretou o texto. Criou sua própria definição sobre o assunto e pronto, lançou seu comentário ignorante ao mundo e com certeza uma pessoa mais ignorante que ela ao ler aquilo, pode partir para o envenenamento de felinos ou maltratar os bichos ou mesmo abandonar seu animal. Estou sendo radical? Talvez.

Mas as pessoas andam tão ignorantes que não duvido de mais nada.

Outro caso de ignorância crônica foi o que vi agora pouco num grupo de artes do qual eu participo. Um rapaz perguntou qual a importância de Picasso. Sugeri que lesse sobre história da arte. Um outro rapaz se meteu na conversa e disse-me que eu precisava estudar mais português porque não tinha entendido a pergunta do fulano. Ora bolas, dei a melhor sugestão possível para aquela pessoa: ESTUDE HISTÓRIA DA ARTE. Estudar esse assunto sanaria essa questão da mente dela e com certeza levantaria outras. Pois bem, o fulano quer uma opinião sobre Pablo Picasso. Ele não quer entender o contexto em que aquele artista estava imerso. E por fim não vai NUNCA entender a importância dele e porque é considerado um grande pintor. Simples assim. Poderia ter falado a ele minha opinião sobre o artista, poderia, mas isso não o ajudaria em nada. Por fim deixei o debate rolando e dei ‘stop notifications’ no tópico. Quer continuar ignorante? Continue. Não vou dar aula de história da arte gratuitamente. Ralei noites estudando para saber o que sei. Posso te dar o caminho, mas seria injusto mastigar a resposta, ainda mais se tratando de arte, algo tão subjetivo e de interpretações diversas!

Há ainda aqueles ignorantes que desconhecem o nosso idioma e estão cada vez mais povoando a internet com seus comentários idiotas, cheios de erros de ortografia, concordância, enfim, a pessoa escreve num idioma horroroso que nem pode ser classificado como “português coloquial”. Essas são as mesmas pessoas que serão médicos, engenheiros, artistas, arquitetos, músicos, escritores em um futuro não tão distante. Claro, considero todas as bolsas auxílio e facilidades que hoje existem para se pegar um diploma, o que no futuro não vai querer dizer nada, porque diploma não constrói prédios e nem opera pessoas. Enfim, o futuro é tenebroso no Brasil.

Oi!

OI!

E por fim, como quero realmente ajudar a acabar com essa ignorância, vou indicar um podcast que tenho ouvido e que é muito muito bom mesmo. Ele trata de assuntos científicos, culturais e comportamentais de maneira suave, divertida e inteligente. Sério mesmo, se você não conhece esse podcast, já passou da hora de conhecer!

Conheçam o Scicastpodcast, sejam felizes e menos ignorantes:

Scicast

Rock OFF!!!

Share this Post