Lubuntu: Linux Magrinho!

Priss Guerrero/ outubro 28, 2013/ NADA

Rock ON!!!

 

Boa noite galera.

Image

Hoje removi o Ubuntu da máquina da minha mãe, um notebook Asus com 2GB de RAM, 320GB de HD e processador AMD Radeon, e coloquei uma distribuição chamada Lubuntu, que é o Ubuntu com uma interface mais levinha e com cara de Windows.

Sim, a interface gráfica dele lembra muito o Windows 7: Menu iniciar, barra de acesso rápido, programas divididos em grupos e uma área de trabalho.

O que difere da outra distribuição que estava? É bem leve, rápido e tem a cara que minha mãe conhece, cara de Windows.

Descobri essa maravilha no grupo Ubuntu Dicas no Facebook [recomendo que acompanhem esse grupo, pois sempre aparece alguém com alguma informação legal.]. 

Quem fez uma postagem sobre isso foi o Gustavo Pereira, que inclusive me passou o link para baixar a ISO do Lubuntu e me tirou algumas dúvidas iniciais sobre o SO e sua instalação, que aliás, foi bem simples: baixe a ISO, queime um CD, inicie a máquina pelo CD, siga as instruções e instale o Lubuntu. Instalação essa que foi bem rápida.

Eu não mexo muito com o mundo Linux, aliás, pouco mexo, sei apenas o básico do básico, mas frequento esse grupo para poder aprender alguma coisa. É sempre bom aprender coisas novas, não?

Bom, gerou até uma sugestão de um outro rapaz, o Marcelo Jzc, que disse que eu poderia instalar a interface Lubuntu por cima do Ubuntu. Porém, eu optei por remover o Ubuntu e instalar num ambiente limpo o Lubuntu. Pelo que o Gustavo comentou em seguida, se eu não fizesse isso, o SO continuaria pesado, pois seria o Ubuntu rodando ainda. 

Dada minha experiência com ambiente Windows, sei que o ideal mesmo não é instalar por cima, fazer remendos, o melhor é formatar e começar o SO do zero, num ambiente limpo, descontaminado. Vai saber o que estava corrompido nesses 4 meses que minha mãe tem usado o Linux na máquina dela? Melhor remover tudo. Afinal, ela não tinha nada a perder na máquina, então, sem os custos do Backup, ficou mais rápido fazer assim.

A instalação foi bem rápida, tranquila, com interface gráfica, já configurou a rede nesse primeiro momento também, enfim, não levei mais que 30min para instalar tudo e começar a usar o Lubuntu.

Por isso, deixo aqui o link para você, se quiser baixar também esse SO bem levinho:

 

Lubuntu: Site Oficial.

Minha mãe foi dormir cedo e ainda não usou o notebook, mas quando mostrei a interface gráfica, percebi que ela ficou contente, porque agora iria achar ‘as coisas’, como por exemplo, onde salvar as fotos do celular dela. No Ubuntu, ela não conseguia entender a interface [e  confesso que eu também me perco] para poder fazer tarefas simples como guardar fotos numa pasta ou acessar os documentos em um pendrive. Afinal, minha mãe usa Windows no trabalho há muito tempo e a interface do Ubuntu não era amigável suficiente para ela.

[Antes que me xinguem e comecem o mimimi, digo que já vi interfaces piores em Linux e quando mexi com ele a primeira vez, foi com Fedora e no modo texto! Pensem que terror! rsss Sei que hoje está muito melhor, mas ainda é possível ficar mais legal, nisso a Microsoft ainda é fixa no subconsciente das pessoas.]

Bom, é isso, pessoal.

Quem tiver a curiosidade, instale o Lubuntu num micro ou note antigo, ou ainda, numa máquina virtual [Virtual Box, por exemplo].

 

Rock OFF!

Share this Post