Greve no Instituto Federal de Tecnologia – IFSP

Priss Guerrero/ agosto 27, 2011/ NADA

Rock ON!!

Oi, pessoal!

Primeiro quero agradecer às inúmeras visitas e aos comentários que recebi sobre a greve em outras localidades. Respondi aos autores, espero que voltem aqui no Rock Me ON para ler, demorei, mas respondi!

Hoje vou falar brevemente de como andam os movimentos paredistas lá no IFSP.

  • A secretaria está atendendo apenas em um período do dia, durante a noite está fechada em função da greve.
  • Mais professores aderiram à greve. Praticamente agora só tenho aulas de quinta e sexta, pois os professores de PGP e SGE ainda não aderiram.
  • Todos os dias tem assembleia no IFSP. Não tenho participado delas em virtude do meu TCC, mas vocês podem encontrar informações naquele link que postei há um tempinho… procurem! XD
  • A facul está vazia… poucos alunos, professores e funcionários.
  • Não temos idéia de quanto tempo vai durar a greve.
  • Os alunos de ADS criaram um formulário para que enviássemos nossas reinvindicações. Eu acabei me empolgando e escrevi muita coisa, foi bom, valeu como desabafo. Mas não posso postar o link dessas reinvindicações pois é algo relativo à nossa turma, mas posso postar meu texto:

1- Melhorias na infra-estrutura do prédio: conserto de telhado, retirada de mofo das paredes das salas, limpeza geral, conserto da alvenaria e pintura das paredes.

2- Arrumar a instalação elétrica do prédio e das salas de aula.

3- Melhorar a qualidade do ensino: rever a ementa de algumas matérias para que fiquem adequadas ao curso, atualizar o conteúdo aplicado, investir no professor e em didáticas que valorizem a pesquisa e o ensino científico.

4- Divulgar a ementa aos alunos para que estes não sejam subjulgados por professores que estão interessados [aparentemente] em lecionar o que querem e fazer disso tese para seus doutorados/mestrados, usando assim os alunos como ‘cobaias de laboratório’.

5- Amplo diálogo entre coordenação e alunos: centralizar tudo na figura de um representante de sala causa desgaste no mesmo e funciona apenas no 1º semestre, depois com a entrada de alunos de outros semestres, causa transtorno para estes que precisam procurar o representante;

6- Palestras, visitas técnicas à empresas e feiras de tecnologia, participação em cursos de interesse dos alunos de ADS.

7- Corrigir o sistema de rematrícula de uma vez por todas e não esperar o semestre recomeçar para se fazer alguma coisa, gerando insatisfação tanto dos alunos quanto do pessoal da secretaria.

8- Promoção de eventos sócio-culturais em horários diversificados para que TODOS os períodos possam participar e não privilegiar este ou aquele período como ocorre atualmente.

9- Promover a cidadania e projetos de cunho social para integrar o futuro profissional à realidade da sociedade brasileira.

10- Melhorar o acesso ao Wireless dentro das salas de aula para os alunos que usam notebook não precisarem usar o cabeamento deixando as máquinas livres para aqueles que não possuam equipamento próprio.

11- Colocar bancadas para notebooks com tomadas para atender o item 10.

12- Liberar o download de conteúdo web, mesmo que para isso seja criado uma limitação de tamanho de arquivo, permitindo assim que baixemos apostilas e outros conteúdos didáticos.

13- Melhorar o mobiliário das salas de aula: alunos muito altos ou obesos não conseguem ficar confortáveis nas classes onde há as terríveis ‘carteiras verdes’, cuja ergonomia é praticamente inexistente.

14- Liberar os horários com os nomes dos professores antes do início do semestre afim de que o aluno possa se programar para assistir aula com o professor que possui mais afinidade evitando desgastes desnecessários.

15- Criar salas de estudos onde grupos possam se reunir e discutir trabalhos, pois na biblioteca é pedido que se faça silêncio.

16- Melhorar a infra-estrutura da biblioteca, pois atualmente o local não possui iluminação e ventilação adequada, não há livre circulação dos alunos pelas estantes dos livros, apenas um sistema de busca [ineficiente] onde o aluno deve saber previamente qual o nome do livro que deseja encontrar, minando assim a possibilidade de encontrar outro material mais interessante para seus trabalhos.

17- Promover integração entre os semestres de ADS, como é feito na área de Turismo na primeira semana de aula e mostrar ao aluno ingressante as dependências da faculdade.

18- Solicitar ao poder público que promova policiamento adequado à região da faculdade, pois é de conhecimento comum que a área é alvo de meliantes cuja prática de assalto recai sobre os alunos do IFSP.

19- Permitir a entrada dos alunos pelas duas portarias principais, mesmo fora do período letivo. Obrigar o aluno a passar pela Pedro Vicente por puro capricho da direção é um absurdo, sendo que os funcionários podem usar a portaria da Cruzeiro do Sul.

20- Promover melhorias na política de oferta de estágios, criando um banco de estágios, de consulta livre ao estudante matriculado.

21- Divulgar os direitos e deveres dos alunos.

22- Divulgar o estatuto do IFSP aos alunos.

 

 

Bom, é isso, galera! Valeu!!!

Rock OFF!!!


Share this Post